quinta-feira, 22 de setembro de 2011

VANONE RAPMAN - RUAS DO TRÁFICO

VALENTIM V8

Cayo Miller Valentim, ou simplesmente Valentim V8. Rapper de Santo Antônio de Pádua-RJ, ex-integrante do grupo de rap Cautella Rap. Na correria do dia-a-dia, sabendo das dificuldades que são enormes, Valentim continua rimando. Com rimas alegres, de pista e críticas o rapper conta a sua trajetória na pequena cidade de Pádua no noroeste fluminense, as dificuldades que o rapper do interior enfrenta para se manter firme e forte na luta acreditando num sonho. O rapper sairá na mixtape "daqui para todos" do Sindicato 022 idealizado pelo rapper Vanone de Macaé-RJ. Tamo junto daquele jeito na correria.

VANONE RAPMAN

Re.Fem

No dia 11 de março de 2011, a rapper e cineasta Re.Fem deu uma entrevista em um programa da rádio Enraizados, sobre a sua ida a Burkina Fasso, representar o Brasil no festival de cinema da África.

1 - LIMPEZA SOCIAL


Mas um irmão perde a sua liberdade. Os fardas devem está comemorando agora, claro serão mais uns, quanto mesmo que o Cabral tá pagando para os fardas dizimarem a população preta e pobre? Uns seis mil, acho que é isso. Sem políticas públicas, sem promoção do indivíduo, sem ação social, sem nada o povo pobre está jogado as traças, sem saúde, sem educação empurrados a terem que tirar do ganho do mês para privatizar a sua saúde, previdência, educação, assistência algo que na constituição federal de 1988 é garantido por lei. Bom é o que está escrito lá. Tudo para privilegiar um capital, uma política neoliberal desumana, egoísta, racista, preconceituosa e segregacionista aplica a sua tal "limpeza social", destruindo e minando sonhos, impedindo a emancipação cidadã o amadurecimento de sua subjetividade, empurrando-o para o mercado paralelo que é nada mais e nada menos invenção deles, o capital. Por isso sociedade periférica vocês vão querer que os burgueses os representem de novo, esses que não fazem nada por vocês ou irão optar por alguém que esteja junto com vocês no dia-a-dia que sabe de seu sofrimento e necessidade. Pense bem, porque leite, cesta básica etc. são obrigações não favores, vocês não devem agradecer a ninguém porque recebem isso.
Um desabafo realista. Hoje é um dia de luto.

AS COTAS E O ENSINO SUPERIOR

  
A grande questão, são as manutenções no ensino superior. Parece-me que estão dando as cotas e com isso junto sucateando o ensino superior e defasam o salário do docente. As cotas são um enorme avanço, mas não podemos deixar que o governo use isso  como estratégia para transformar o ensino superior num terceiro ensino médio, um terceirão.Sou a favor das cotas por cor não por geração que, na minha opinião é uma falha, porque a quantidade de gente que se diz descendente de negro e se declarando afro não está no gibi.As ações afirmativas ajudam e incluem sim. Agora são as cotas nos concursos públicos e que irão promover um ganho maior para a população preta. Saliento a necessidade de mobilização em prol da conscientização, mesmo que seja subjetiva de nossos irmãos que acreditam que as cotas são um meio de provar a incapacidade do preto em concorrer com o branco. Na realidade não é verdade e acontece ao contrário. Numa disputa econômica temos que ter  equiparação igual, ao caso que a maioria do preto sendo pobre não tem acesso aos mesmos ensinos de qualidade e cursinhos pagos pelos brancos. Não existe disputa igualitária quando se refere a inserção numa sociedade econômica, nem por  mérito, isso é estratégia da ala racista, oligárquica e branca. Nunca existiu, não existe e nunca existirá  um socialismo igualitário que inclua o preto, não estamos inseridos nesse projeto da ideologia social.