sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PÃO E CIRCO


            MARCELO SILLES
Estudante do curso de Serviço Social UFF/Campos-RJ
Rapper e Membro do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) de Bom Jesus do Itabapoana





Será que a sina brasileira de dai ao povo pão e circo irá se concretizar novamente? Pelo andar da carruagem parece que sim. Mais uma vez assistimos boqueabertos bizarramente, o desenrolar de mais uma eleição sinistra, bizarra, infame de uma cultura de subserviência e alienação, cultura essa implantada nos moldes da monarquia coronelista portuguesa com suas raízes republicanas e ditatoriais. Ficamos reféns dessa bandidagem politiqueira que não visa em momento algum, o bem do povo e sim o bem para si e seus comparsas.
     É bem da verdade que o maior culpado por essa situação grotesca é o povo. Mas também a bem da verdade, que um país que foi invadido, saqueado e estuprado, que sua fundação e criação a partir de seu nome batizado de uma árvore e configurado em três raças, tende-se a trazer consigo traumas irreversíveis, traumas esses que refletem no cotidiano de cada indivíduo, diagnosticando dessa forma vários aspectos de individualidade, egoísmo e ganância. O povo com sua ideologia política, de bondade e moral o inferno está cheio, perde a sua fé na política, não acredita que nesse meio que decide a sua rotina de vida existam indivíduos comprometidos com o coletivo, com o bem comum.
     No atual cenário bonjesuense, o clima que predomina é o da impunidade, corrupção e assistencialismo. Mais uma vez, vamos assistir o povo sendo enganado, surrupiado e feito de palhaço. Dignidade e respeito, são palavras distante do noroeste-fluminense assim como em todo o Brasil. Mais uma vez, estamos distantes de ainda vivos podemos ver uma nação democrática e realmente igual para todos.