quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Musa do futebol: mulheres negras fora do concurso


Enquanto a Copa das Confederações deu um show de exibição das suas talentosas musas e de etnias diversas,  o Brasil resolveu apelar para o que está completamente  fora de moda e politicamente incorreto.
O site RLC está anunciando um concurso aberto – voto popular – para eleger a musa do Brasil no futebol. De acordo com o site, “onze gatas de tirar o fôlego competem pelo posto do concurso Musa do Brasil, organizado pela revista VIP do Grupo Abril, que dará ao público o poder de decidir qual beldade reinará sobre o país da Copa”.

A votação é aberta e pode ser feita até 8 de dezembro no aplicativo Musa do Brasil na página da VIP no Facebook ou então pelo site do próprio concurso.

“No aplicativo, é possível conferir fotos em que cada uma das beldades deste time esbanja charme e sedução para conquistar seu voto”, diz ainda o website. A grande vencedora será conhecida durante a entrega do prêmio Bola de Prata, da revista Placar, que elege os destaques do Campeonato Brasileiro.

Além do voto popular, serão computadas as escolhas do júri composto pela revista VIP, patrocinadores e convidados do futebol presentes no evento. A vencedora vai estrelar um ensaio completo nas páginas da VIP de fevereiro 2014.

Tudo bem até você entrar no endereço e se deparar com a foto das candidatas, todas (e somente) de pele branca, cabelos longos e lisos, escuros ou louros. O que soa estranho num país onde a mestiçagem e a multiculturalidade é uma característica da população.

E num ambiente onde a maioria dos homens – as principais estrelas de um setor que gera bilhões de dólares -  são pretos e ou mestiços – Estudos da Fundação Getúlio Vargas sobre o impacto do futebol na economia nacional revelam que a receita gerada pelo esporte no Brasil pode chegar a 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja R$ 62 bilhões.

O site RLC informa que o concurso Musa do Brasil contou com inscrições de todo o Brasil; em julho, a revista pré-selecionou as 100 candidatas e, em setembro, através do voto popular, foram eleitas as 11 finalistas.