sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Vianense faz sucesso no Hip Hop

Texto: Claudete Rodrigues / Foto: Siumara Gonçalves



A motivação social fez Bruno Paixão dos Santos, mais conhecido como MC Agulha, de 26 anos, e morador de Universal, se envolver com o universo Hip Hop. O rapper vianense faz carreira solo e também participa do Coletivo 262 Crew, que reúne profissionais de vários bairros do município.

“Faço trabalho sozinho em paralelo com o Coletivo. Esse projeto começou em 2000. Muitos jovens estavam indo para a criminalidade e alguns rappers viram a necessidade da criação de um grupo de voz ativa na sociedade. Tudo teve início com o Natividade Rap e começamos os trabalhos no antigo Centro Comunitário de Universal. A entrada para as apresentações eram 2kg de alimentos, que eram doados para as pessoas carentes da região. Nos encontros tinham DJs, MCs e B-boys. No primeiro evento o Coletivo reuniu mais de 500 pessoas. A partir daí o movimento foi ganhando força e criamos o Agosto Hip Hop que foi realizado durante quatro anos, de 2000 a 2009. Atualmente o nosso trabalho abrange em torno de cinco mil pessoas. Depois disso tive a oportunidade de me apresentar em Brasília, em Minas Gerais e em Rio de Janeiro”, revela MC Agulha.

O Agosto Hip Hop abriu portas para a carreira promissora do rapper, que participou do primeiro trabalho oficial: o Hip Hop Nas Escolas. “Fui convidado pelo Negritude Ativa, e passei por várias cidades do Estado do Espírito Santo  me apresentando para as crianças e para os adolescentes. Assim, consegui divulgar ainda mais a minha arte. Foi um processo de amadurecimento e aperfeiçoamento extremamente importante. O Hip Hop é cultura. Gosto também de tocar instrumentos. As letras das músicas contém belas mensagens”, ressalta o MC.

O rapper contou que o segundo CD que participou foi no Centro de Referência da Juventude, em Vitória. “A música apresentada foi Viajante sem Destino. Em 2012, fiz parte do NEW SCHOOL – ‘Nova Escola’, com a melodia: Capixaba, que fala das raízes do Espírito Santo. Além disso, recebi o convite do diretor Roberto Cardoso para atuar no filme: Violência 3 Até Quando?, que retrata a violência no Estado e, será lançado no Cine Metrópolis e, também, em DVD”, reforça.

O MC sempre escutou músicas de rap e mencionou que despertou a sua atenção ouvir pessoas conhecidas cantando. “Percebi que era possível realizar o meu sonho e mostrar o meu talento. Por meio da música posso incentivar os jovens a buscarem e lutarem por um futuro melhor. Nessa época eu tinha 14 anos. A minha família sempre me incentivou. O meu pai me acompanha. Na Festa da Cidade toquei na tenda alternativa. Minhas inspirações musicais são: Sérgio Sampaio, Negritude Ativa, Diaz e a minha experiência de vida”, enfatiza.

Os planos de Agulha são muitos. No momento está em finalização o primeiro CD solo do rapper, que irá conter nove faixas e tem como produtor artístico o DJ de renome nacional e internacional Erick Jacke. A música de trabalho será "Antes Tarde do Que Nunca", com previsão de lançamento em 2014.

Cadastro Cultural
De acordo com MC Agulha, por meio da gestão Gilson Daniel, o Hip Hop está sendo mais divulgado na cidade. “A Prefeitura de Viana está nos apoiando e incentivando. Essa administração é comprometida com os artistas locais. O Cadastro Cultural está contribuindo muito com os agentes culturais. Veio somar e fortalecer a arte do município. As pessoas estão tendo a chance de mostrar os seus dons. Os trabalhos dos artistas vianenses estão tendo maior visibilidade. Hoje consigo ter retribuição financeira e espiritual. Tenho a minha música conhecida e divulgada”, salienta.

 Composição do Coletivo 262 Crew
·         MC Agulha;
·         Diaz;
·         Nill MC;
·         GDS – Kiley;



Ouvidoria da Prefeitura de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 2124-6706
Informações à imprensaSecretaria de Comunicação (Secom)
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Claudete Rodrigues /Júlio Palassi
Tels.: 27 2124-6701 / 2124-6752 / 9822-2540
E-mail:danielebolonha@viana.es.gov.br/ geizaardicon@viana.es.gov.br/

andressa_rocon@viana.es.gov.br/claudeterodrigues@viana.es.gov.br /juliopalassi@viana.es.gov.br/