sexta-feira, 4 de abril de 2014

Conceito Periférico lança EP e novo videoclipe neste domingo

O videoclipe da música Ritmo e Poesia é uma produção do site Panela e Audiovisual e utiliza o bairro Vila Garrido como cenário


Com batidas enérgicas e versos irreverentes, o Conceito Periférico vem fazendo a diferença no cenário do hip hop capixaba. O grupo surgiu em 2006 com os dois amigos Júnior e John Conceito. Juntos, eles representam a periferia de Vila Velha e denunciam, por meio da música, o cotidiano suburbano da Grande Vitória.
 
Sempre buscando inovar tanto na música quanto no campo audiovisual, a dupla lança agora seu segundo videoclipe. O vídeo contempla a música Ritmo e Poesia, que assim como o primeiro, Mais Loko, possuem uma alta qualidade e brinca com animações. 
 
Os dois clipes do Conceito foram produzidos pelo site Panela Audiovisual e o vídeo de Mais Loko foi a primeira produção de um grupo nacional a usar animações em 3D. Além disso, o videoclipe venceu o prêmio de Melhor Performance da categoria Videoclipe Brasilis do Festival Curta Santos 2012 e levou o troféu Jaceguay Lins de Melhor Videoclipe da VIII Mostra Produção Independente da ABD Capixaba, no mesmo ano.
 
Desta vez, o Conceito chega com mais novidades. A faixa Ritmo e Poesia faz parte do EPModerna Tradição, outro lançamento do grupo que junto com o videoclipe farão sua estreia este domingo (6), a partir das 17 horas, no Bar Pós-Graduação. No evento, além do Conceito Periférico, o público vai conferir o show do grupo Lenda Pessoal e ossetlists dos DJs WC Beats e Dutra Beats. Uma batalha de MCs também será travada sob a apresentação do MC Jack da Rua. A entrada do evento é franca.
 
Esse é o primeiro EP do grupo que, anteriormente, só havia lançado singles em canais pela web. “É um trabalho pessoal, por isso optamos pelo formato online e o download gratuito. Queremos que o nosso público comece a conhecer a unidade do nosso trabalho”, diz Jhon. O rapper também explica que não há a pretensão de lucrar ou uma visão mercadológica, “somos exigentes e fazemos a música que gostamos de ouvir”, declara. 
 
O EP que contém cinco faixas, é uma prévia do álbum Moderna Tradição, que já está pronto e será lançado em breve. “Entendemos que nosso público está na internet, por isso estamos fazendo a divulgação e o lançamento do EP online. Mas também sabemos que muitos gostam do CD físico, do encarte e de colecionar o objeto, em breve o CD também estará disponível para quem quiser comprar”, garante Jhon. 

Enquanto o disco completo não chega, para fazer o download gratuito do EP Moderna Tradiçãoe para assistir ao videoclipe Ritmo e Poesia basta acessar www.conceitoperiferico.com.br. O EP foi produzido pelo beatmaker Marcelo Shimú, da Probase Audiolab, um grande amigo e vizinho do grupo. 
 
Videoclipe
 
O videoclipe do single Ritmo e Poesia se utilizou de imagens gravadas no bairro Vila Garrido, em Vila Velha, e animações em 2D para retratar o cotidiano de uma comunidade periférica com leveza e irreverência. “É um projeto antigo, já tínhamos as imagens que mostram um ponto de vista diferente dos bairros de periferia. Temos o olhar do morador, que é bem distinto daquele que estamos acostumados a ver nos noticiários”, explica Jhon. 
 
Os dois clipes do grupo possuem animações, mas o primeiro, Mais Loko, foi todo gravado em estúdio e com animações em 3D. Já o clipe de Ritmo e Poesia aproxima o Conceito Periférico da sua cidade e da sua realidade. “A animação foge um pouco da realidade, por isso resolvemos usar dessa vez uma animação em 2D e filmamos na cidade com um lugar de referência que representa melhor a banda”.
 
As intervenções animadas sobre as imagens foram desenhadas quadro a quadro pelo grafiteiro Bertz, que fez mais de duas mil ilustrações para executar a técnica de animação à moda antiga. Além da importância do cenário, no clipe todos os elementos do hip-hop estão representados - o MC, o DJ, o graffiti e o break -, potencializando a mensagem do rap.
 
Vila Garrido foi o bairro escolhido porque é onde a dupla mora e também se conheceu. O videoclipe é uma forma também de incentivar o orgulho e a identidade de ser da periferia. “A periferia tem muitos talentos, porém poucas oportunidades. Nosso foco é o público jovem, queremos mostrar que apesar das dificuldades eles podem fazer a diferença nas suas comunidades”, diz o rapper.
 
Serviço
 
O grupo Conceito Periférico lança seu primeiro EP Moderna Tradição e seu segundo clipe Ritmo e Poesia neste domingo (6), às 17 horas, no Bar Pós-Graduação, localizado ao lado do Terminal de Vila Velha.