quarta-feira, 14 de maio de 2014

PARTICIPAÇÃO E INCLUSÃO: A BANANA COMO FOCO. UMA ASSISTENTE SOCIAL BONJESUENSE E SEU VISIONARISMO SOBRE A MACAQUICE.

MARCELO SILLES
Assistente Social com Bacharel da Universidade Federal Fluminense, UFF Campos/RJ

Pois é, a banana por um curtíssimo período de tempo foi sendo a maestream midiática. Além de ser rica e ter benefícios em cálcio foi também símbolo de luta contra o racismo. Lutaram em vão, portanto grandes nomes da nossa resistência preta Zumbi, Dandarah, Osvaldão, João Cândido, Luther King, Tupac, Rosa Parks, Afeni Shakur, entre outros que se levantaram bravamente contra o racismo, mas, como podemos ver por um tempo, necessitavam apenas de uma banana para a vitória contra o racismo, a segregação e a exclusão.

Bem uma Assistente Social bonjesuense, em diálogo com minha pessoa ergueu a voz orgulhosamente saudando o fruto bananesco amarelo, um gesto que mais parecia uma saudação vitoriosa ao grande símbolo salvador do povo preto brasileiro. Em brado e bom tom ela me disse em todas as letras decifráveis: “A ATITUDE DE DANIEL ALVES FOI DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA NÓS BRASILEIROS, PRINCIPALMENTE PARA OS NEGROS. VOCÊS DEVIAM TER ORGULHO DESSA AÇÃO QUE SIMBOLIZA UMA LUTA EXTRAORDINÁRIA CONTRA O RACISMO. A CAMPANHA #SOMOSTODOSMACACOS É DE UMA IMPORTÂNCIA IMPAR PARA TODOS. Pois bem, podem observar que a mesma não é negra e sim branca.

A atitude do jogador Daniel Alves, que atua num clube espanhol, não deve ser desmerecida foi um ato de coragem e de repúdio ao racismo. Mas venhamos e convenhamos que muitos aproveitaram o ensejo bananesco para se promoverem marqueteiramente e as agências de publicidade para ganharem uma graninha com os bobões e as bobonas que acreditam em tudo que os maenstream fazem. Pô discurso de luta contra o racismo uma ova, são oportunistas que só visam à luta pelo engordamento de suas contas bancárias.

Graças ao bom Deus que essa campanha oportunista bananesca não vingou. Para a minha companheira de profissão fica o seguinte questionamento: ATÉ QUE PONTO A MESMA CONSEGUE EM SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL FAZER UMA RELAÇÃO ENTRE RACISMO E O MITO DA DEMOCRACIA RACIAL? A mesma me parece não entender muito esse conflito racial que está embutido em nossa sociedade bonjesuense, construída sobre uma cultura de assistencialismo, clientelismo, aceitalismo, falso cordialismo, conservadorismo. Aconselho, portanto a minha companheira de profissão que volte a cadeira acadêmica e reveja seus conceitos. Fica a dica.