sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Apresentação do grupo teatral Oriente-Se, na FAESA Campus de Cariacica-ES. 30/11/2017.





Apresentação-Ensaio do grupo Oriente-Se, na praça do bairro Oriente, Cariacica-ES. 23/11/2017




Apresentação do grupo Oriente-Se, na EEEF Nossa Senhora Aparecida no bairro Oriente, Cariacica-ES. 23/11/2017




NÓS PRETOS SEMPRE FOMOS, SOMOS E SEREMOS ALVOS DA INTOLERÂNCIA, DESCONFIANÇA, JUSTIÇAMENTOS, JULGAMENTOS POR SOMENTE SERMOS PRETOS.

"Um jovem negro foi acusado de abuso sexual de uma menina de 9 anos. Ele foi preso, violentado e humilhado. Depois comprovou-se que não houve caso de violência, quando fizeram exames na suposta vitima. Por fim, a menina afirmou que não se tratava de uma violência. Na verdade, ela tinha medo dele por ser negro e feio. Diante desse processo de humilhação e exposição, o jovem negro cometeu o suicido. Gostaria de expor essa situação para falarmos sobre a criminalização da população negra. Observamos que na nossa sociedade ainda existe o maldito legado das teorias bioantropológicas do século XIX, que construíram uma estigmatização do negro como delinquente. Obs: Isso aconteceu em Irará, BA. O jovem negro dessa história é Vladimir, o irmão do padre Luciano Santos. 'Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É preciso ser antirracista." Vamos compartilhar essa foto para esse caso não ser esquecido. #somostodoscajuí"


FONTE:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10208971297594718&set=p.10208971297594718&type=3&fref=mentions

CONVITE: Aula aberta sobre Práticas Pedagógicas Afro-Ancestrais - Capoeira Angola - com instrutor Arnaldo-"Herança Negra".

CONVITE: Aula aberta sobre Práticas Pedagógicas Afro-Ancestrais - Capoeira Angola - com instrutor Arnaldo-"Herança Negra". Será na segunda, 4/12, às 18h30, no gramado entre o IC-2 e IC-3, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Se chover? Com o axé de Oxum, tudo acontecerá no corpo-a-corpo na passarela/corredor ali perto mesmo e no coberto. Venha com roupa adequada para participar. Ministro a disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica. Acredito em Práticas Pedagógicas e, nesse sentido, apresentarei práticas afro-ancestrais como forma de tentar compartilhar formas pedagógicas afrocentradas, que contam com ensinamentos que atravessam o tempo e partem do corpo. Leitura base será a tese de nossa querida Janja (Profª Drª Rosangela Costa Araújo) chamada Iê, viva meu mestre, camará: a Capoeira Angola da 'escola pastiniana' como práxis educativa". Bora, não vai perder, vai?



KMILA CDD - GUERRA



Sintonia Mental - Mec Money (Prod. BRGP) | Clipe Oficial



E AS DAY MCCARTHY BONJESUENSES?

Bom Jesus do Itabapoana-RJ no Noroeste-Fluminense e Bom Jesus do Norte-ES na região sul capixaba, são cidades com formações estruturais e culturais baseadas na ideologia racista e segregacionista que se acompanhou o desenvolvimento do racismo estrutural brasileiro.

Nessas publicações, Será que realmente não existe racismo, preconceito e discriminaçãoem Bom Jesus do Itabapoana-RJ?, Funk carioca em Bom Jesus parte 2: cultura derua, cultura marginal, Santa Teresinha: Descoberta de um conflito racial, deidentidade e cultural, nas quais vocês podem conferir nos respectivos nome dos títulos marcados em destaques, vocês poderão conferir em algumas referências bibliográficas tiradas do livro de Ana Maria Teixeira (História de Bom Jesus do Itabapoana-RJ 3ª edição ampliada), como é nítida os resquícios de segregação, racismo e discriminação, numa interpretação e leitura minuciosa na história bonjesuense, nos termos citados na referida obra que serviu de referência para a construção dos textos.

Casa Grande & Senzala de Gilberto Freyre, também é um dos alicerces de construção da sociedade bonjesuense concernente ao tratamento dado ao negro desde o alicerce dessa sociedade. Casa Grande & Senzala é a bíblia desses grupos tradicionais e conservadores bonjesuenses, onde seus homens e mulheres se fartam de utilizarem os termos que classificam pejorativamente os negros, nesse livro. Grupos que reivindicam o saudosismo deixam claro suas posturas conservadoras e tradicionalistas que sabemos bem são a base edificante de todo um projeto de segregação racial e discriminação, pois trazem viés fortes de um programa hegemônico de eugenia social.

E as madames brancas desse grupo social conservador e tradicionalista, não ficam para trás nesse quesito. Muitas dessas madames carregam consigo a doença social e racista e podem ser referenciadas como as Day McCarthy bonjesuenses. Não é raro encontrar mulheres brancas da dita sociedade dos bonjesuenses ausentes e presentes, saudosistas, conservadores e tradicionalistas, que tenham o mesmo pensamento da socialite. É só reparar em seus comportamentos e olhares que evidenciam e condenam suas posturas e pensamentos.

Salvo em as crianças catarrentas, duas do atual grupo político ‘ai aquelas crianças com as pernas russas parecendo urubus’, ‘ela é negra mas tem alma branca’ e por aí vai....... O fato é que, essa doença social e racial está impregnada, ou melhor, sempre esteve impregnada na sociedade de bem, dos saudosistas e nas famílias bonjesuenses que reivindicam os pioneiros da cidade. Suas madames McCarthy que o digam, pois são elas com seus olhares e comportamentos que denunciam o racismo estrutural e velado que permeia a sociedade.

Madames que sempre se dirigiam e dirigem aos negros com ares de coitadismo, pena, superioridade como se tudo que fizesse em detrimento ao subsídio do mesmo, em se tratando de trabalho, como se fosse uma salvadora, a Princesa Isabel do momento. Sempre viram e ainda veem os negros como subalternos, inferiores, madames e patroas que subjugam as mulheres negras com salários ínfimos e uma carga horária de trabalho pesada.

As Day McCarthy bonjesuenses existem, e são tão piores quanto a original.

MARCELO SILLES
Assistente Social & Rapper.